Em meados de 1950, o guitarrista de jazz Les Paul deixava como seu legado não só algumas notas bem tocadas. Deixava para todas as gerações de guitarristas de todos os estilos que viriam posteriormente um modelo, um mito: a guitarra Gibson Les Paul.
Por volta de 1941, ele inventou "The Log", a tora, um corpo semi-sólido de madeira com captadores que transmitiam o som a uma caixa amplificadora, dando inicio a guitarra elétrica, o istrumento que viria a fazer uma parceria de sucesso com o rock and roll que surgia por essa época.
O modelo que viria se tornar um dos mais usados e copiados juntamente com a Fender Stratocaster, surgiu não por acaso para competir no mercado com a recém-nascida e lider de vendas da época, a Fender Telecaster. Até então a Gibson só tinha interesse em fabricar guitarras semi-acústicas.
Foi então em 1951 que em parceria com a Gibson Guitar Corporation, Les Paul remodelou um protótipo anteriormente rechaçado pela empresa, criando a famosa guitarra com tons quentes e som encorpado. O Modelo possuia corpo sólido, ao contrário dos demais modelos da Gibson até então, e um design mais clássico ao contrário dos modelos da concorrente Fender.
Até hoje as guitarras Gibson Les Paul são populares entre músicos do mundo inteiro, sendo que o modelo original não sofreu alterações de design, ou configurações. Muitas marcas posteriormente fizeram suas próprias "versões" dessa guita.
Mas Gibson é Gibson né?
Ps.: Morreu nesse dia o sr. Les Paul! Muito obrigada e vá em paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário